IMG_0801.JPG

 Mineração 

A extração de minério de ferro é considerada, na actualidade, uma das actividades mais competitivas e promissoras da economia mundial. De todos os metais que estão presentes na vida moderna, o aço é o mais utilizado e minério de ferro é sua principal matéria-prima. Aproximadamente 98% do minério de ferro produzido no mundo tem como destino a produção de aço.

 

O minério de ferro é encontrado na natureza na forma de rochas, misturado a outros elementos, por meio de processos industriais com tecnologia de ponta, é beneficiado e depois comercializado às indústrias siderúrgicas. Sem que nos apercebamos, o ferro está presente em quase tudo ao redor do nosso quotidiano, desde os telemóveis que utilizamos aos veículos que nos movem diariamente.

 

A China é responsável por 2/3 do consumo de minério de ferro no mundo, sendo a Austrália, Brasil e Rússia, detentores de quase 60% das reservas mundiais deste produto.

 

A CSC é a primeira empresa em Angola a explorar e exportar minério de ferro após o encerramento da mina de Kassinga na década de 1970.

 

Localizada na comuna do Cutato, a operação terá uma capacidade de produção de 1 milhão de toneladas de minério de ferro por ano até ao fim de 2021 e de 3 milhões de toneladas anuais, até finais de 2023.

A exportação do minério de ferro é realizada pelo Terminal de Sacomar, na Província do Namibe, a 550 Km da Mina do Cutato. Todo o transporte entre a mina e o terminal é realizado pelos Caminhos de Ferro de Moçâmedes (CFM) através de uma frota própria de vagões mineiros da CSC.

A logística privilegiada de escoamento, aliada à qualidade do nosso minério, faz deste, um projecto único e coloca os produtos da CSC no mercado internacional junto aos principais players deste mercado.

Afloramento_principal.png

Mina do Cutato

A Mina do Cutato recebe o mesmo nome da Comuna onde está Localizada na província do Cuando Cubango, ao sul de Angola e dista 66 km da Siderúrgica e aproximadamente 550 km do Terminal mineiro de Sacomar,  na Província do Namibe

WhatsApp Image 2021-02-02 at 14.33.39.jp

Vagões Mineiros

Vagões Mineiros
A CSC dispõe de uma frota própria de vagões mineiros, para realizar o transporte de minério de ferro até o Terminal de Sacomar.

Caminho de Ferro

O transporte do minério é realizado através do caminho de ferro de Moçâmedes (CFM) que possui aproximadamente 600 km de extensão entre a Siderúrgica e Terminal de Sacomar. 

DSCN0925.JPG

Terminal Mineiro

O Terminal de Sacomar localiza-se a cerca de 8 km a Norte da cidade de Namibe. Foi construído em 1967, com o objetivo de exportar o minério de ferro do empreendimento de Kassinga.